Páginas

17 outubro 2011

Missão Brasil na França 2011 3° dia

17 de outubro, lundi, segunda-feira
Hoje tivemos o dia para conhecer a padagogia Freinet, que não por acaso lembra muito Paulo Freire.
Pela manhã visitamos a Ecolé Beaumont Pied de Bceuf, ao sul da capital Mayenne. Uma escola pequena, com 22 alunos, de estrutura modesta e confrortavel. As crianças tem entre 8 e 9 anos e tem muita desenvoltura. Participamos da exposição do trabalho de Suzy, seu trabalho era sobre a vida de seu irmão mais velho Willy. Depois de sua exposição todos os alunos fizeram uma analise sobre a qualidade do trabalho e da exposição de Suzy, foi incrivel e bonito. No recreio um grupo de meninas nos apresentou uma coreografia que elas fizeram, na segunda coreografia eu e Roberta entramos e dançamos juto, foi muito legal.
Depois almoçamos em Mayenne com Guy Goupil, "Sr. Freinet", e sua esposa. Depois fomos ao museo Freinet, também em Mayenne em uma eco escola.
Guy nos contou muito da historia de vida de Freinet, uma historia fantastica de dedicação a educação que liberta as mentes, que liberta os seres. Dentro desta busca desenvolveu mecanismos fantasticos para impressão de materiais, que avançou até peliculas. Freinet entre outras coisas foi pioneiro dos intercambios dos estudantes, fez em sua época intercambios com mais de 10 paises com cartas, jornais, peliculas tudo feito pelos estudantes. Dentro deste método, os trabalhos de arte são muito valorizados, vimos telas lindas e gigantes feitas pelas crianças de 8,9,10 anos.
O Sr. Guy Grupil nos deu mais que uma aula sobre pedagogia Freinet, nos deu uma aula de amor à educação, amor à liberdade.
Depois fizemos um pequeno tour em Mayenne, fomos na catedral, a um castelo-também chamado Mayenne- e ao teatro municipal. à beira do rio Mayenne- que cruza o estado e que da nome ao estado e a cidade- estava um barco que esta cruzando o rio trabalhando com crianças dentro do barco, tem varias maquetes e algumas coisas parecidas com jogos outras parecidas com brinquedos, todas usadas para trabalhar a conscientização e conhecimento nas crianças sobre a agua. Tudo que voce imaginar sobre agua. E o cara que trabalha com as crianças é uma figura.
Depois disso fomos as ruinas romanas em Entrammes, pertinho de Mayenne. Primeiro fomosas ruinas de um templo, so uma palavra - ENORME - depois fomos as ruinas de um teatro romano, simplismente fiquei sem palavras para descrever, me arrepiei dos pés à cabeça, algo fantastico, é quase indescritivel a sensação de estar ali. Por mais que se estude, por mais que se lhe na tv, NADA é nem perto de pisar ali. Ali consegui entender de forma absoluta o termo "imperialismo".
Hoje Francine foi nossa acompanhante do dia e Marie Paule nossa tradutora.

Um comentário:

O que achou desta postagem? Comente e contribua!