Páginas

17 agosto 2010

Pontos de Cultura



O Ministério da Cultura disponibilizou recursos para a metade sul do Rio Grande do Sul, com
o objetivo de apoiar 16 Pontos de Cultura.
Foi destinada a Fundação Universidade de Rio Grande para organizar essa rede.
Com a ajuda do CEA - Centro de Estudos Ambientais, uma ONG que atua nesta região nas
questões ambientais, elaboramos um projeto para ser apreciado pelo misnistério e se
aprovado, possibilitará que nossas atividades culturais tenha um espaço físico definido e mais
condições de trabalhar. Estamos no aguardo dessa apreciação para entrar na Rede de Pontos
de Cultura da FURG.


30 maio 2010

Conversa Entre Linhas

Dia 28, tivemos a oportunidade de expor nosso projeto de intercâmbio na Livraria Vanguarda em Rio Grande. Esta livraria tem um projeto com o mesmo objetivo da nossa biblioteca itinerante, que é despertar o gosto pela leitura na infância. Isso nos aproximou e nos proporcionou esse momento. Além de contar como se desenvolve nosso trabalho, tambem expomos fotos tanto aqui no Brasil, por ocasião das visitas francesas, como na França, quando missões vão para dar continuidade a essa troca de experiências.

14 maio 2010

Notícias


Após um período sem colocar notícias dos nossos trabalhos, volto por aqui.

Estamos começando um trabalho de intercâmbio entre um grupo de dança tradicionalista do Rio Grande do Sul de Arroio Grande, com um grupo que nosso amigo Benjamin trabalha em período de férias escolares na França.

Tambem na escola do Assentamento Chasqueiro, a lingua espanhola foi trocada por frances, pois a professora destinada a trabalhar com linguas é formada em frances e espanhol e como a escola está no projeto de irmanamento houve interesse tanto da direção como dos educandos.

Tambem a escola do Assentamento Chasqueiro está empenhada com a organização de uma horta.

03 março 2010

Retorno da Missão


Dia 22, como estava previsto, retornamos ao Brasil depois de cumprir uma programação na França.
Essa missão é parte do projeto de intercâmbio que esta região de Herval tem com a cidade de Le Genest S'Isle desde 2003. Teve como ponto forte a Educação, porque predominava esse perfil nos integrantes. Mas tambem, é claro, o setor de produção não poderia ficar fora. Vários produtores foram visitados. Vários associados nas mais diversas formas. Tudo é válido para a gente pensar uma forma de se organizar conforme nossa realidade, se valendo da experiência de lá. Tambem as formas de comercializar, são muito sugestivos, precisamos adaptar.

09 fevereiro 2010

Nossa missao em Franca

Entao, aqui estamos em mais uma missao em Franca.
Desde que chegamos a temperatura nao passa de trez graus. Hoje, faz zero grau, o dia todo foi assim.
Visitamos varios estabelecimentos de ensino, os mais diversos, e se houver interesse, poderemos estar contando no nosso retorno.
Tambem visitamos uma escola que forma profissionais para a agroindustria.
Vizitamos um produtor de leite que aqui e considerado pequeno. Produz mil litro por dia e sao tres pessoas que se ocupam dessa producao.
O que faltou na escrita e porque nao achei no teclado.
Ate a proxima oportunidade que eu tiver de estar por aqui;

11 janeiro 2010

Aviso

Devido às festas de fim de ano e final de ano letivo, estivemos sem atividades em dezembro e assim será janeiro. Em fevereiro, estarei na França e em março retornaremos nossas atividades com total energia. Portanto... de 03 a 22 de fevereiro, poderei postar algumas coisas de lá de Le Genest se conseguir, senao, fica para quando voltar. Desta missão, participarão: professor Waldemar Oliveira, que trabalha na escola do assentamento Nossa Senhora da Glória e a secretária municipal de educação de Pedras Altas, professora Maria da Graça Nobre.

27 novembro 2009

Visita à escola do Assentamento do Chasqueiro



Dando continuidade ao trabalho de intercâmbio das escolas daqui com as de Le Genest, conversamos com os educandos dessa escola que fica em Arroio Grande. Benjamin Follet nos acompanhou e contribuiu com sua experiência de trabalhar com recreação de adolescentes.

16 novembro 2009

Atividade da Biblioteca Itinerante


No dia 11 de novembro, Marília, Felipe e Benjamim Follet realizaram atividades com as crianças da escola do Basilio.

14 novembro 2009

12º dia da Delegação Francesa





No dia 06 de Novembro foi a inauguração da queijaria, no Assentamento Nossa Senhora da Glória, fato que coroou o trabalho do irmanamento até agora e contou com a presença de várias autoridades. Ministro do Desenvolvimento Agrário, Prefeito do Município de Pedras Altas, de Herval e de Le Genest St. Isle (França), representante do MST Estadual, ONGs como Asociação HOLOS e Associação SOLEIL, INCRA, EMATER e demais lideranças locais do MST. Tambem se fizeram presentes muitos companheiros deste assentamento e dos assentamentos da região.

13 novembro 2009

11º dia da Delegação Francesa





Em Pedras Altas fomos recebidos pela Secretária de Educação Maria da Graça Nobre e pelo prefeito municipal Gabriel Lellis Junior. Fomos esperados com um belo café e depois visitamos algumas repartições ligadas à prefeitura e outras como o hospital. Ao meio dia na reunião almoço, tivemos a oportunidade de conversar com o prefeito, alguns secretários e vereadores. À tarde foi a visita ao Castelo de Assis Brasil, onde foi apresentado todo o acerro ali conservado, inclusive a maioria das peças vieram da França.

10º dia da Delegação Francesa





Pela manha visitamos a escola do Assentamento do Chasqueiro e depois do almoço reunimos com lideranças do MST para reforçar o apoio ao intercâmbio. à noite o grupo se dividiu em dois, ficando um em Herval e outro se deslocou para o Assentamento N. Sra. da Glória para reunir com o grupo da queijaria.

10 novembro 2009

9º dia da Delegação Francesa






Pela manhã visitamos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe Libório onde conversamos com diretor, professores e alguns alunos. A seguir fomos gentilmente recebidos pelo prefeito municipal Hildo Salaberri. O almoço um ótimo churrasco) foi oferecido pelo prefeito no Sindicato Rural. Após, devido à chuva que insistia, parte da delegação voltou para o hotel e outra parte se reuniu com a equipe técnica COOPTEC.

8º dia da Delegação Francesa





Neste feriado, visitamos o Assentamento Nossa Sra. da Glória. Pela manha conversamos com diversas lideranças do assentamento e depois do almoço a reunião foi com o grupo da queijaria e uma parte da delegação. Os outros foram visitar a escola, conversar com as pessoas da associação.

7º dia da Delegação Francesa




No dia primeiro de novembro, visitamos o prof. Gaudioso e em sua residência almoçamos. Lá estavam várias pessoas de sua familia que foram prestigiar o momento. À tarde, nos encaminhamos até a praça central de Herval para assistir uma apresentação de dança da invernada juvenil do CTG Minuano.

09 novembro 2009

6º Dia da Delegação Francesa

31 de outubro de 2009, sábado.
Visitaram o Assentamento São Vergílio no município de Herval durante todo o dia, viram lá os estragos feitos pelo tornado que passou no dia 07 de setembro deste ano na região Sul.
Almoçaram na casa de Marta, que esteve na França com seu filho Eduardo.
(quem tiver fotos deste dia, por favor envie para
Vera- vera.guti@hotmail.com
ou Marília- mariliazuzu@gmail.com)

5º Dia da Delegação Francesa

30 de outubro de 2009, sexta-feira
Pela manhã visitaram famílias do Assentamento 15 de outubro. Visitaram famílias do Assentamento Nova Herval e almoçaram na casa de Valdomiro.
À tarde visitaram o Assentamento Tamoios, foram na casa onde mora Vera, coordenadora do irmanamento que esteve na França, e também visitaram a casa de Marília que está sendo bioconstruída.
(quem tiver fotos deste dia, por favor enviar para
Vera- vera.guti@hotmail.com-
ou Marília- mariliazuzu@gmail.com)

08 novembro 2009

4º dia da delegação francesa


















29 de outubro de 2009- sexta-feira
Pela manhã realizaram visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Neuza Brizola no Assentamento Nossa senhora da Glória em Pedras Altas.
Almoçaram com a família de Leomir Savoldi que esteve na França.À tarde visitaram a Escola Municipal no Assentamento Lago Azul.

3º Dia da delegação francesa












28 de outubro de 2009- quarta-feira
Pela manhã a delegação visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto "Che" Guevara no Assentamento Nova Herval no município de Herval.
Ainda pela manhã, foram recebidos no Gabinete do Prefeito de Arroio Grande, Sr. Jorge Luiz Cardozo. Logo ápos almoçaram na Escola Municipal onde foram realizadas visitas as salas de aula.
À tarde se dirigiram à Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, e apreciaram a invernada artistíca da Escola que completa 100 anos de existência em 2009.

06 novembro 2009

2º dia da delegação francesa

































27 de outubro de 2009, terça-feira
Pela manhã o grupo foi acompanhado por Vera, Cecile, Mônica e Marília para visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental Corintho Ávila Escobar no Basílio, onde entregaram correspondências dos educandos franceses.
O almoço foi no Assentamento 18 de Maio. Foram recebidos por um grupo de assentados dentre eles, Júlia que já esteve na França.
No final da tarde retornaram à Escola Corintho para conhecerem os educandos do turno da tarde.









1º dia da delegação francesa















































26 de outubro de 2009, segunda-feira
O grupo composto por Magda Zanoni- membro da Holos e Porfª Universitária, Jean Yves Gryot- Presidente da Associação Soleil, Remi Langeard- Professor, Marie-helene Langeard- Professora e secretária da Associação Soleil e Mariane Langeard- Cursa Licenciatura em Língua Portuguesa na Universidade de Réné, foram recebidos em Pelotas por Vera Lúcia Gonçalves- Coordenadora do Irmanamento no Brasil-Região de Herval pela manhã, no Museu da Colonização Francesa de Pelotas. Almoçaram no Restaurante na Vila Nova onde se localisa o museu.
À tarde visitaram Profº. Darcy em Arroio Grande retribuindo a visita feita por ele na França.
À noite foram recebidos na casa de Cecile, Toninho, Simon e Louis, onde foi realizada uma janta com os vizinhos do Assentamento Tamoios Mônica, Marília, Felipe e as crianças Pietro, Lia e Dudu, e o vizinho Credomar e sua filha Carolaine, do Assentamento 15 de Outubro.